Texto na aula de Ciências

No dia 05/02 os sétimos anos fizeram uma tarefa em que trabalhavam com a força da gravidade. Foi proposto que criassem uma história em que a personagem principal não estivesse sujeita à força da gravidade. O Guilherme Lickel fugiu do convencional e, com muita habilidade, criou um mito de origem do universo.

Professor Rodolfo

O que é a força da gravidade?

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza. Trata-se de um fenômeno natural pelo qual todos os corpos físicos são atraídos um pelo outro. Na prática, a força gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam no chão quando são soltos no ar. Como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas esse movimento é ínfimo diante das dimensões do planeta.

Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria dispersa se aglutine, e que essa matéria aglutinada se mantenha intacta, permitindo dessa forma a existência de planetas, estrelas, galáxias e a maior parte dos objetos macroscópicos no universo. A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites nas respectivas órbitas, pela formação das marés, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenômenos na Terra e no universo.

Existem muitos exemplos ao nosso redor de atuação da força da gravidade. Desde a queda de meteoritos no planeta Terra, até o pão que cai no chão. Com a parte da manteiga virada para cima ou para baixo, mas sempre cai em direção do centro da Terra. Mas você já pensou se a força da gravidade não existisse? Use toda sua criatividade e crie uma pequena história em que a personagem principal não esteja sujeita à força da gravidade.

“Há muito tempo atrás, no início da criação do ser humano, Deus ainda não havia criado a gravidade e então as pessoas (que na época só existia por volta de 100 habitantes) ficavam flutuando até que, por volta dos 30 anos, as pessoas saiam da área de oxigênio e morriam sem ar.

Um dia uma pessoa surgiu e era muito inteligente. Essa pessoa era muito dedicada e foi crescendo e aprendendo, até que ela descobriu o magnetismo e criou um ímã gigante e muito sensível, qualquer coisa que chegasse perto ele puxava.

O ímã ganhou popularidade e foi colocado no centro da Terra, onde puxasse tudo pra lá, e foi assim que surgiu a gravidade.”

Categoria: Sem categoria

Sobre simone

Professora de Ciências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *